Madeira O-Camp: Apresentação

Há cerca de duas décadas que se organizam, de forma regular, eventos de orientação um pouco por toda a Ilha da Madeira, existindo já perto de 100 mapas de orientação. Esta ilha possui uma grande riqueza ao nível do património natural. Salientamos as suas florestas épicas, com especial destaque para a maior mancha de floresta Laurissilva do mundo.

Para ajudar a desenvolver a modalidade e tirar partido de todo este potencial, decidimos criar um campo de treinos com cerca de 15 percursos de orientação distintos, não só para os muitos turistas que nos visitam, mas também para quem vive na região e gosta de praticar orientação.

Muitos dos mapas de floresta abrangem áreas na cota dos 1400m de altitude, sendo o mais alto a 1800m, consequência da orografia da ilha. Temos mapas de terrenos muito distintos: o Fanal (que é o planalto mais antigo da região, que se destaca pela existência de Tis centenários que remontam ao descobrimento da ilha e o efeito de «nevoeiro encantado»); o perímetro florestal das serras do Poiso que inclui 6 mapas diferentes (esta é a maior mancha de bosque da Madeira); o Chão dos Louros (a capital Mundial da Laurissilva); o parque florestal das Queimadas e a imperdível Ponta de São Lourenço (distinto terreno aberto, caracterizado por um relevo detalhado denominado de “as Dunas da Piedade” rodeado por enormes falésias para o mar).

Os nossos mapas urbanos abarcam lugarejos bem distintos, alguns encontram-se em belas fajãs como o Seixal, Porto Moniz e Jardim do Mar, recortados por veredas intricadas ao longo de bananais (Jardim do Mar) ou de vinhas (Estreito de Câmara de Lobos), atravessados por intermináveis levadas que se confundem por entre os caminhos (Machico; Arco da Calheta; Seixal). Estes sítios tanto se posicionam em vales na base de íngremes montanhas (Estreito de Câmara de Lobos; Curral das Freiras; Boaventura), como junto ao mar permitindo observar ainda algumas características piscatórias (Câmara de Lobos; Caniçal), ou ainda em locais mais citadinos, que nos permite vivenciar um pouco do modo de vida cosmopolita das pessoas da ilha, como acontece no Funchal, Ponta do Sol e Santa Cruz.

Preparados para embarcar nesta O-aventura pela bela Ilha da Madeira?

Um agradecimento especial. Este projeto só é possível graças a todos os clubes de Orientação da região, nomeadamente Clube Montanha do Funchal, A RETOIÇA – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa e Ludens Clube de Machico, assim como ao apoio da AORAM – Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira.