ATENÇÃO: Os primeiros 3,3 km do percurso, devem ser evitados fazer por pessoas com vertigens ou em alternativa realizar com a máxima precaução.
Percurso circular, com partida e chegada na Fajã dos Cardos, nas imediações do Curral das Freiras. Inicia-se por uma levada cimentada e iluminada (durante 600 m). Depois, começa um trilho que aumenta de inclinação e, consequentemente, se torna mais exigente.
De relevar que nessa zona, antes de passar uma ponte, há um entroncamento onde se deverá seguir para a esquerda. Existe aí uma placa de sinalização, mas está velha e impercetível. A partir daqui (km 1,3), a dureza e espetacularidade do percurso caminham de braço dado. São 700 m desnível positivo em pouco mais de 2 km ao longo do Lombo dos Portais, com vistas fantásticas sobre as colossais cristas do maciço central. Chegando à Vereda da Encumeada, vira-se para a esquerda, no sentido oeste, para percorrer o alto do esporão, passando, inicialmente, pelo Pico da Lapa da Cadela e, depois, pelo Pico do Coelho.
Sensivelmente ao km 5,5 deverá virar-se para um trilho secundário muito técnico, que desce durante 1 km, altura em que se encontra a Vereda da Fajã do Capitão e se vira à esquerda, no sentido sul, em direção ao vale.
Ao km 8,5 nova viragem à esquerda para percorrer, uma vez mais, a levada do início do percurso mas, desta feita, do lado oeste da Fajã dos Cardos.
No decurso deste trajeto é possível visitar o Pico Ruivo, ponto mais alto do arquipélago com os seus 1862 m de altitude. Por isso, ao chegarem à Vereda da Encumeada (PR 1.3), em vez de virarem a esquerda, viram à direita e percorrem 1,2 km com 270 m de desnível positivo. Fazem depois o caminho inverso até ao ponto onde interromperam o percurso e seguem para o Pico Lapa da Cadela, como atrás descrito.