Mapping Madeira – Fundamentação

Fundamentação Cartográfica

Muito mais que um mapa, é uma junção de informações diversas e exaustivas numa só base cartográfica com uma linguagem universal de toda a informação pertinente para navegar, onde se identifica toponímia antiga, cruzando com as referências da contemporaneidade, tendo em atenção a história, o passado e o património da Região Autónoma da Madeira.

O principal objectivo deste projecto é fazer um levantamento cartográfico detalhado de toda a Região Autónoma da Madeira, mais especificamente de alguns concelhos ou locais específicos, onde alguma entidade pretenda desenvolver o projecto.

O foco da cartografia é produzir um mapa com o máximo de detalhe pertinente, não só para uma mais eficaz navegação, mas também para disponibilizar toda a informação de interesse territorial, histórico e turístico, sem nunca descurar a importância de ter um mapa legível e intuitivo para todos.

Este levantamento poderá, futuramente, ficar disponível num mapa total ou parcial em diferentes formatos físicos: papel resistente e impermeável; App para Smartphones ou tablets; download específico para aparelhos GPS; rotas GPS de um ou mais percursos.

Fundamentação Histórica

A cartografia de montanha não é apenas ir ao terreno e desenhar. Para rentabilizar e explorar uma zona, são precisas muitas horas de pesquisa em diversos mapas, plataformas e contactos com diversos populares e caminheiros experientes, uma vez que a montanha, com a ajuda da sua densa floresta, esconde os seus recantos mais íntimos. As veredas criadas pelos antigos, a custo de muito trabalho e sempre com o objetivo de fugir à fome, estão cheias de história e património. Os nossos antepassados ligaram cada lombo, pico, sítio e vale, criando uma enorme teia de rotas muitas das vezes ultrapassando o que a olho nu parecem obstáculos naturais inultrapassáveis. Ao longo dos tempos esses caminhos, outrora importantíssimos, vão-se transformando em rastos indistintos, ficando mais sozinhos, perdidos e até esquecidos.

O que estes trilhos não merecem é cair no esquecimento, e este mapa poderá ajudar a eternizá-los, para que os mais jovens possam também, futuramente, ter acesso aos mesmos.