Chamo-me Tiago Martins Aires e nasci a 12 de fevereiro de 1982 no Barreiro, perto de Lisboa.
Durante os primeiros 14 anos da minha vida, pratiquei muitos desportos: natação, judo, remo, futebol, ginástica, escalada e andebol. Outro desporto que pratiquei com alguma regularidade foi o atletismo, mas sempre sem grande motivação.
A Orientação
Mais tarde, com 16 anos, descobri a Orientação. Gradualmente fui sendo cativado por estas corridas em florestas e na montanha e, consequentemente, fui levando cada vez mais a sério esta atividade, o que acabou por me levar a representar a Seleção Nacional desde os meus 19 anos.
Desde 2002 competi em 19 países diferentes, em Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa, Taças dos Países Latinos e outros importantes eventos como Tiomila, Jukola, O’ringen, 25Manna, NightHawk e provas da Taça do Mundo.
As Corridas de Montanha
Desde cedo que, esporadicamente, ia fazendo algumas corridas de montanha: Manteigas – Penhas Douradas, Piódão, etc, na altura eventos do Circuito Nacional de Montanha. O meu melhor resultado foi 3º lugar no Campeonato Nacional de Montanha em 2013.
O Trail e o Skyrunning
Em 2015 participei e venci duas provas de Trail Running (Estremoz e Cabo Espichel). Em 2016 venci o Campeonato Nacional de Ttrail, ganhando 5 de 6 provas deste circuito. Esta época terminou com a minha primeira representação nacional no Campeonato do Mundo de Trail Running no Gerês (13ºlugar e melhor Português).
Em 2017, devido a várias lesões, estive praticamente afastado da competição e aprovei para preparar a temporada 2018 em que fui campeão nacional de Skyrunning Ultra e representei Portugal no Campeonato do Mundo de Skyrunning na Escócia (11º lugar e melhor Português)
“Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better”
Samuel Beckett